ipotenusa

Mais um blog, apenas.

sábado, fevereiro 07, 2009

Será que existiu mesmo???

Nem de propósito! Ainda ontem comentava com um amigo a animosidade existente entre muçulmanos e judeus e os boatos que agora correm em como o holocausto nunca existiu! Passam hoje trinta anos da morte de Josef Mengele, também conhecido como "Anjo da Morte nazi"!
O homem a quem chamavam Todesengel - Anjo da Morte - passou os últimos anos da sua vida deprimido e paranóico com medo de ser capturado, como tinha contecido a outros nazis que conseguiram escapar depois do fim da II Guerra Mundial. Mas, durante trinta e quatro anos, Josef Mengele, o médico que torturou milhares de pessoas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, nunca foi capturado. Morreu afogado em 1979, possivelmente na sequência de um ataque cardíaco enquanto nadava numa praia do Brasil. Viveu os últimos anos da sua vida escondido neste país, usando desde 1976 o nome de Wolfgang Gerhard, pois no fim da Guerra fugiu da Alemanha passando por alguns países, até encontrar acolhimento na Argentina, onde permaneceu algum tempo. Seguiram-se o Paraguai e posteriormente o Brasil.

Mengele foi um dos mais temidos oficiais nazis porque, sendo médico da principal enfermaria do campo de Birkenau, parte do complexo de Auschiwitz-Birkenau, utilizou os prisioneiros do campo de concentração como cobaias para as mais abomináveis experiências.
Tentativas de mudar a cor dos olhos, mediante injecções de substâncias químicas (ex.: tinta azul) nos olhos de crianças. Interessavam-lhe as questões ligadas à hereditariedade (não deixa de ser curiosa a semelhança entre o seu nome e o do pai da genética: Mendel!) e algumas das suas maiores vítimas foram gémeos idênticos e pessoas com deformações físicas. Pelo menos numa ocasião, tentou criar siameses artificialmente unindo veias de irmãos gémeos; a operação foi um fracasso e o único resultado foi as mãos das crianças infectarem gravemente. Mengele tentou também encontrar um método de esterilização em massa; muitas das vítimas foram mulheres a quem injectava substâncias, sucumbindo muitas delas ou ficando estéreis noutros casos. Amputou membros de prisioneiros e coleccionou milhares de órgãos no seu laboratório, injectou químicos fatais - a maioria das vítimas morria na sua mesa de operações. Por vezes realizava sessões de tortura submergindo em tanques de água gelada prisioneiros fortes para observar as suas reacções ante a hipotermia. Era ele quem escolhia, entre os que chegavam ao campo, os que deviam morrer imediatamente e os que iria submeter às suas experiências. Durante muito tempo acreditou-se que Mengele tinha morrido depois da Guerra. Mas, depois de várias pistas indicarem que ele tinha sobrevivido, foi lançada uma caça ao homem que acabou por conduzir em 1985, à campa com o nome de Wolfgang Gerhard. O corpo foi em exumado e em 1992 testes de ADN confirmaram que se tratava efectivamente do Anjo da Morte.

Devido às atrocidades cometidas por ele durante a guerra, o seu título de Doutor foi revogado pelas universidades de Frankfurt e Munique.

Mengele fez numa ocasião carregar um vagão de comboio com caixões que os prisioneiros notaram "demasiado pesados para o seu volume". Os caixões íam com destino a Günzburg (sua terra natal) e alguns prisioneiros deduziram correctamente que continham lingotes de ouro, provenientes de extracções dentárias das vítimas do campo. Este foi um dos primeiros indícios de que Mengele tinha pressentido o fim da Alemanha nazi.

Quão fabulosa seria a imaginação de alguém para inventar semelhante patranha! Já dizía o douto Inácio de Loiola:
"Para aqueles que crêem, nenhuma exlicação é necesária;
e para aqueles que não crêem, nenhuma explicação é possível!"
Provavelmente para alguns terá sido uma ilusão colectiva, talvez algum meteoro que caiu sobre a Terra, induziu um qualquer campo magnético que provocou a alucinação quase geral!