ipotenusa

Mais um blog, apenas.

sábado, março 04, 2006

Pascua-Lama

Entre outras coisas, gosto de me considerar uma não ambientalista/ecologista, mas antes uma pessoa que se preocupa com o ambiente, com a natureza e com o nosso planeta, sem radicalismos, porque as questões ambientais não podem ser um entrave ao desenvolvimento, mas devem sim ser uma preocupação tal como a segurança, a riqueza gerada, etc....

No seguimento de um e-mail que recebi, fiz uma rápida pesquisa sobre Pascua-Lama, um enclave mineiro nos Andes chilenos. Digamos que, sob os glaciares milenares cujo degelo origina rios de águas límpidas, se encontra um tesouro de metais preciosos - ouro, prata, cobre e outros (a título de exemplo, crê-se que existem aproximadamente 600 toneladas de ouro).

Até aqui tudo mais ou menos bem. Os glaciares originam rios com a água mais pura do Chile, os quais, por sua vez, descem até "El Valle de San Félix", a segunda zona com economia mais forte deste país, devido à agricultura.
O problema é quando os vizinhos do hemisfério norte (a empresa chama-se Barrick Gold Corporation e um dos seus sócios é George Bush pai...), sedentos de riqueza, decidem explorar as jazidas de metais, arriscando a qualidade dos cursos hídricos da região.

O que se diz na net:
-> no site do "Atina Chile", um movimento chileno que se preocupa com o Chile, pretendendo despertar e cultivar o amor pela pátria;
-> artigo da SONAMI, Sociedade Nacional Mineira (Chile);
-> relatório da Barrick;
-> Letras com garfos, outro blog luso que aborda o tema.

Já agora, se ficarem sensibilizados para o tema, não se esqueçam de passar no site das petições para votarem contra este projecto.