ipotenusa

Mais um blog, apenas.

segunda-feira, novembro 21, 2005

"A origem das espécies" faz 146 anos

DarwinFoi em 24 de Novembro de 1859 que Charles Darwin publicou "A origem das espécies" com uma primeira edição de 1250 exemplares que esgotou no dia do lançamento. Este ano comemoram-se 146 anos de existência de um livro que teve fortes repercussões pelas suas propostas de evolução e de selecção natural, teoria com que explica como as espécies animais e vegetais evoluem. Darwin defendia que o meio ambiente selecciona os mais aptos enquanto os menos dotados são eliminados, transmitindo-se à geração seguinte as diferenças que facilitam a sobrevivência. Ao longo das gerações, essas características firmam-se e geram uma nova espécie.

Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra, em 1809, curiosamente o ano em que o francês Lamarck publicou a primeira síntese da teoria da evolução das espécies. Filho de uma família abastada – o pai era médico – estudou dois anos medicina em Edimburgo e fixou-se, de 1828 a 1831, em Cambridge. O facto de ser amigo de cientistas conceituados, nomeadamente do botânico John Henslow, levou-o a ser convidado a participar numa volta ao mundo no navio Beagle promovida em 1831 pela marinha inglesa. A expedição, que durou cinco anos, tinha o objectivo de aperfeiçoar e completar dados cartográficos. Foi uma viagem decisiva para fundamentar a sua teoria da evolução.
Colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Darwin teve a oportunidade de perceber as adaptações que aconteciam de acordo com cada ambiente, fossem as selvas brasileiras, as pampas argentinas e os Andes. Surpreendeu-se com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu no arquipélago dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul, a mil quilómetros do Equador, país a que hoje pertencem.

As observações feitas durante a viagem orientaram Darwin na pesquisa sobre a teoria da origem das espécies, o tema fundamental da sua obra, baseada na existência de uma permanente concorrência entre os indivíduos de cada espécie animal com a natureza a promover uma selecção natural.

Em 1859, Darwin publicou um resumo de seus estudos no livro sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida. Morreu de ataque cardíaco em 19 de Abril de 1882, tendo dedicado toda a sua vida à ciência.

2 Comments:

At 23 de novembro de 2005 às 12:53, Blogger kimikkal said...

Ao contrário do que dizem os cientistas, acho que os Neandertais continuam entre nós, pricipalmente nas estradas...

(oh pra mim a armar-me em Cro Magnon... :P)

 
At 7 de dezembro de 2005 às 10:49, Blogger scelta said...

Nem de propósito. Dia 15 de Dezembro estreia no Cinema Nimas em Lisboa o documentário "O Pesadelo de Darwin". O realizador faz uma análise desta teoria em que os mais fortes dominam e dizimam os mais fracos. Qualquer semelhança com a actual situação económica, social, cultural e política é pura realidade.

http://www.atalantafilmes.pt/2005/opesadelodedarwin/index.htm

Cumps.

 

Enviar um comentário

<< Home