"A origem das espécies" faz 146 anos

Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra, em 1809, curiosamente o ano em que o francês Lamarck publicou a primeira síntese da teoria da evolução das espécies. Filho de uma família abastada – o pai era médico – estudou dois anos medicina em Edimburgo e fixou-se, de 1828 a 1831, em Cambridge. O facto de ser amigo de cientistas conceituados, nomeadamente do botânico John Henslow, levou-o a ser convidado a participar numa volta ao mundo no navio Beagle promovida em 1831 pela marinha inglesa. A expedição, que durou cinco anos, tinha o objectivo de aperfeiçoar e completar dados cartográficos. Foi uma viagem decisiva para fundamentar a sua teoria da evolução.
Colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Darwin teve a oportunidade de perceber as adaptações que aconteciam de acordo com cada ambiente, fossem as selvas brasileiras, as pampas argentinas e os Andes. Surpreendeu-se com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu no arquipélago dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul, a mil quilómetros do Equador, país a que hoje pertencem.
As observações feitas durante a viagem orientaram Darwin na pesquisa sobre a teoria da origem das espécies, o tema fundamental da sua obra, baseada na existência de uma permanente concorrência entre os indivíduos de cada espécie animal com a natureza a promover uma selecção natural.
Em 1859, Darwin publicou um resumo de seus estudos no livro sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida. Morreu de ataque cardíaco em 19 de Abril de 1882, tendo dedicado toda a sua vida à ciência.
2 Comments:
Ao contrário do que dizem os cientistas, acho que os Neandertais continuam entre nós, pricipalmente nas estradas...
(oh pra mim a armar-me em Cro Magnon... :P)
Nem de propósito. Dia 15 de Dezembro estreia no Cinema Nimas em Lisboa o documentário "O Pesadelo de Darwin". O realizador faz uma análise desta teoria em que os mais fortes dominam e dizimam os mais fracos. Qualquer semelhança com a actual situação económica, social, cultural e política é pura realidade.
http://www.atalantafilmes.pt/2005/opesadelodedarwin/index.htm
Cumps.
Enviar um comentário
<< Home