ipotenusa

Mais um blog, apenas.

domingo, setembro 11, 2005

O que distingue as pessoas

A opinião dos europeus sobre os Estados Unidos não melhorou desde a ofensiva de charme lançada pelo Presidente norte-americano para ultrapassar a crise criada com a guerra no Iraque. A conclusão decorre de uma mega-sondagem realizada em 10 países da União Europeia, Portugal incluído, e dos EUA.


O estudo, intitulado "Transatlantic Trends", consiste num inquérito anual de opinião pública às atitudes americanas e europeias sobre a relação transatlântica. O projecto é liderado pelo German Marshall Fund e pela Compagnia di San Paolo, com o apoio da Fundação Luso-Americana e da Fundación BBVA. O inquérito de 2005 analisa o que pensam os cidadãos de ambos lados do Atlântico sobre um vasto leque de assuntos.


As conclusões deste estudo não são completamente surpreendentes, considerando a história recente dos Estados Unidos.
Vejamos:

  • os norte-americanos temem muito mais o terrorismo que os europeus, 71% contra 53%;
  • quando a alínea são as ameaças ambientais, a tendência inverte-se (era expectável), preocupando-se mais os europeus que os norte-americanos, o que não deixa de ser curioso, atendendo ao debate que se tem assistido no meio científico sobre a influência do aquecimento global do planeta na formação de furacões como o "Katrina";
  • o fundamentalismo islâmico é a ameaça que os europeus menos temem, ao passo que os conservadores norte-americanos temem menos as doenças como a SIDA.

Cá em casa, isto é, em Portugal, as principais preocupações recaem sobre o aquecimento global, a economia e o terrorismo internacional. Em segundo plano vêm os imigrantes refugiados, as armas nucleares e as doenças como a SIDA; por fim, o que menos temor provoca aos nossos compatriotas é a ameaça islâmica (a nossa cultura e história humanista não são só figuras decorativas).

2 Comments:

At 12 de setembro de 2005 às 16:24, Blogger ohcaptain said...

As conclusões desse estudo relativas a Portugal mostram que o universo sobre o qual incidiu a sondagem não é representativo da população Portuguesa.
Isto porque toda a gente sabe que a maior preocupação dos portugueses é se o Benfica volta a ser campeão este ano.

 
At 12 de setembro de 2005 às 18:43, Blogger ACP said...

Esse ponto não estava em votação :P

 

Enviar um comentário

<< Home