ipotenusa

Mais um blog, apenas.

sábado, novembro 26, 2005

Estado laico

Reacção do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa à notícia de que o Governo se prepara para ordenar a retirada de todos os crucifixos das escolas públicas: "Como português, sinto-me chocado com esta orientação. Se os outros, de outras convicções, poderão ficar chocados, como diz o ministro, eu também estou e com certeza que, comigo, muitos milhões de portugueses, espero que os católicos portugueses se manifestem".
D. Jorge Ortiga chama a atenção para o facto de 95% dos portugueses se afirmarem católicos: "Se respeitamos a existência de outras confissões religiosas, pensamos que a matriz tradicionalmente cristã portuguesa também seja um sinal da diferença. A Igreja Católica vai agir em conformidade na sequência da retirada de crucifixos das escolas.".

Em defesa da medida já saiu o ministro da Justiça, Alberto Costa, sublinhando ser necessário respeitar a liberdade religiosa: "Para garantir a liberdade religiosa, não é legítimo expor símbolos que choquem com as convicções religiosas de outros, isso seria negar a liberdade religiosa".

O Ministério da Educação sublinha que não houve qualquer orientação nova sobre a questão dos crucifixos: "os casos relatados pelo DN correspondem, segundo a Direcção Regional da Educação do Norte, à aplicação da lei em situações concretas, resultantes de queixa apresentada em Abril pela associação "República e Laicidade", de acordo com a prática estabelecida pelos serviços".

Comentário:
Qual é a parte de "Estado Laico" que o Sr. Arcebispo de Braga não entende?!

1 Comments:

At 26 de novembro de 2005 às 21:10, Blogger ohcaptain said...

Concordo inteiramente com a laicidade do estado, pelo que não devem efectivamente haver crucifixos nas escolas, pois haveria um risco potencial de ferir a sensibilidade religiosa de algumas pessoas.

No entanto, sou também contra extremismos, a todos os níveis.

Nesse sentido, não posso deixar de achar curioso que a queixa não seja de qualquer associação muçulmana, hindu ou outra, mas da associação "República e Laicidade".

Nós (portugueses) e a mania dos extremismos...

 

Enviar um comentário

<< Home