ipotenusa

Mais um blog, apenas.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

CH5

CH5+ Toda a minha vida olhei para o átomo de carbono, como um átomo capaz de estabelecer até quatro ligações covalentes simples (ou duas simples e uma dupla, ou duas duplas, ou uma simples e uma tripla), MUITO estáveis, numa forma geométrica semelhante à de um tetraedro...

O carbono é há muito tempo um dos elementos que mais fascínio exerce sobre a humanidade, sendo o principal constituinte de toda a matéria animal e vegetal, bem como do carvão, petróleo e gás natural (hidrocarbonetos fosseis, cuja combustão conduz à libretação de grandes quantidades de energia, daí o seu uso como combustíveis).

O carbono desempenha um papel fundamental para a vida através do que é vulgarmente chamado ciclo do carbono. O dióxido de carbono do ar juntamente com a água é absorvido pelas plantas e convertido em hidrocarbonetos no processo de fotossíntese. As plantas e os animais consomem os hidrocarbonetos devolvendo o dióxido de carbono à atmosfera por processos de respiração, excreção e fermentação.

As suas orbitais híbridas sp, permitem-lhe conjugar-se com praticamente todos os outros elementos de forma estável e duradoura, ou apenas conjugar-se sobre si próprio para originar moléculas tão distintas como diamante, ou grafite.

Mas chegou o dia de colocar um ponto final sobre este dogma. O carbono consegue estabelecer, durante pequenas fracções de segundo, cinco ligações covalentes, originando uma molécula de metano protonado, um super-ácido.

1 Comments:

At 16 de janeiro de 2006 às 22:46, Blogger ohcaptain said...

Mais 1 fã do carbono?! ;) De facto o carbono agora anda na ordem do dia.

Na investigação de estruturas de eng.civil, n há geek q se preze q n ande com as fibras de carbono na carola.

O preço é que ainda n ajuda mto: a aplicação é mto pontual. Mas é o futuro...

Qq dia coloco 1 post sobre isso.

Cheers...carbon for your head! %)

 

Enviar um comentário

<< Home