Vergonha
Mais um blog, apenas.
Hoje foi dia de debate mensal na Assembleia da República.
O Primeiro-Ministro, Eng.º José Sócrates, elegeu como tema as "Necessidades de Formação". A meu ver foi uma excelente escolha, pois só as avestruzes ainda não perceberam que o grande problema deste país, é a falta de mão-de-obra qualificada.
Contudo, até na AR há avestruzes, ou então existe mesmo muita hipocrisia, a avaliar pelas intervenções dos deputados da oposição, que preferem atacar o PM por este ter a coragem de limitar os privilégios das forças armadas e por fazer cumprir a lei que não lhes permite organizar/participar em manifestações.
Que diriam esses deputados se a população civil organizasse uma manifestação de apoio ao Governo por finalmente alguém ter a dignidade de realizar as reformas para as quais foi eleito, ao invés de embarcar em medidas eleitoralistas cujo resultado está à vista, um país de tanga, sem futuro, sem esperança?!
A opinião dos europeus sobre os Estados Unidos não melhorou desde a ofensiva de charme lançada pelo Presidente norte-americano para ultrapassar a crise criada com a guerra no Iraque. A conclusão decorre de uma mega-sondagem realizada em 10 países da União Europeia, Portugal incluído, e dos EUA.
O estudo, intitulado "Transatlantic Trends", consiste num inquérito anual de opinião pública às atitudes americanas e europeias sobre a relação transatlântica. O projecto é liderado pelo German Marshall Fund e pela Compagnia di San Paolo, com o apoio da Fundação Luso-Americana e da Fundación BBVA. O inquérito de 2005 analisa o que pensam os cidadãos de ambos lados do Atlântico sobre um vasto leque de assuntos.
As conclusões deste estudo não são completamente surpreendentes, considerando a história recente dos Estados Unidos.
Vejamos:
Cá em casa, isto é, em Portugal, as principais preocupações recaem sobre o aquecimento global, a economia e o terrorismo internacional. Em segundo plano vêm os imigrantes refugiados, as armas nucleares e as doenças como a SIDA; por fim, o que menos temor provoca aos nossos compatriotas é a ameaça islâmica (a nossa cultura e história humanista não são só figuras decorativas).